01
DP
LD
PN
EV

Diretrizes do Projeto

Levantamento de Dados

Programa de Necessidade

Estudo de Viabilidade

Elaboração das Diretrizes do Projeto  (DP)

Esta etapa tem por objetivo sistematizar uma série de informações que irão permitir definir as diretrizes do partido arquitetônico, e as possíveis soluções das edificações e de implantação dentro das condicionantes levantadas.

Constam esta etapa os seguintes serviços:

 

Levantamento de Dados (LD)

Levantar um conjunto de informações jurídicas, legais, programáticas e técnicas; dados analíticos e gráficos objetivando determinar as restrições e possibilidades que regem e limitam o produto imobiliário pretendido. Levantamento dos níveis de radiação de campos e ondas eletromagnéticas, levantamento geobiológico, levantamento dos condicionantes climáticos do entorno, como ventos predominantes e incidência solar e seleção das estratégias bioclimáticas para o local.

 

Programa de Necessidades (PN)

Contato com o cliente: definição do programa de necessidades e briefing do projeto

 

Estudo de Viabilidade (EV)
 

Qualificação e quantificação do potencial construtivo do Empreendimento

02
EP

Estudo Preliminar

Elaboração do Estudo Preliminar (EP)

Desenvolver o partido arquitetônico e demais elementos do empreendimento, definindo e consolidando todas informações necessárias a fim de verificar sua viabilidade física e legal, bem como possibilitar a elaboração dos Projetos Legais. Entre outras atividades, contempla ainda o desenvolvimento de animações (vídeos) e modelo detalhado do empreendimento (perspectivas eletrônicas renderizadas), com a finalidade de analisar e avaliar seu impacto no entorno e todas as relações de imagem (cores / texturas / sombras, etc.) para uma visualização realista do projeto pretendido. Apresenta ainda estudos de análise de incidência solar nos principais ambientes.

Elaboração do Anteprojeto (AP)

Consolidar claramente a implantação, os ambientes, suas articulações e demais elementos do empreendimento, bem como as definições necessárias para o intercâmbio entre todos envolvidos no processo. Estudar as alternativas de sistemas construtivos e tecnologias, compatibilizando o projeto com as soluções adotadas.

 

Elaboração do Projeto Legal (PL) para obtenção da Certidão de Aprovação de Projeto Arquitetônico para fins de construção, assim como atendimento a eventuais comunicações e correções da documentação legal pelo órgão técnico público municipal.

03
AP

Anteprojeto

PL

Projeto Legal

04
PE

Projeto Executivo

Elaboração do Projeto Executivo (PE)

A partir da definição de todas as soluções de métodos construtivos e materiais de acabamento, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando uma avaliação preliminar dos custos, métodos construtivos e prazos de execução. Nesta etapa, estão incluídos os projetos com layout dos pontos elétricos, telefônicos e afins, luminotécnico, água fria e quente, gás e captação e uso de água de chuva.

 

Esta etapa contempla o detalhamento de todos os elementos do empreendimento de modo a gerar um conjunto de referências suficientes para a perfeita caracterização das obras/serviços a serem executadas.