Ano novo, vida nova: como ser mais sustentável em 2020

Tellus Arquitetura dá dicas sobre como ter hábitos mais sustentáveis neste novo ano

Ano vem, ano vai, e as discussões sobre ecologia e sustentabilidade só ganham mais espaço na mídia, no trabalho, nas escolas, no mundo. Em 2019, diversos desastres ambientais reforçaram ainda mais a importância de mudarmos nossos hábitos para preservar a natureza que nos resta.


Por isso, a Tellus Arquitetura Sustentável resolveu começar 2020 com o pé direito, dando algumas dicas sobre como podemos incluir hábitos mais sustentáveis em nosso dia a dia. Confira abaixo ;)



Como ser sustentável dentro de casa


Os primeiros passos são simples e com certeza você já deve saber de cor e salteado, como substituir sacola plástica por uma de pano, também chamada de ecobag, e substituir o copinho descartável por copo reutilizável. Hoje em dia existem diversas opções de copos e talheres reutilizáveis que ocupam pouco espaço e podem ser carregados sempre na bolsa ou mochila. O mesmo é válido para os canudos plásticos, que também possuem opções de metal para levar sempre na bolsa, ou de papel, que são biodegradáveis.


Dentro de casa, separar o resíduo reciclável do orgânico é essencial, mesmo que a sua cidade não tenha uma coleta seletiva como acontece em Curitiba (PR). Evitar desperdícios de alimentos e água e fazer a compostagem de resíduos orgânicos em casa também são atitudes possíveis de se encaixar na rotina.


Alguns hábitos ajudam a economizar energia, como apagar as luzes sempre que não estiver utilizando. Coletar e armazenar a água da chuva é uma boa alternativa que pode ser feita de forma simplificada. Essa água pode ser reaproveitada para lavar calçadas, carros e cuidar do jardim sem peso na consciência. Muitas vezes, utilizar sistemas hidráulicos e sistemas energeticamente eficientes são atitudes que valem o investimento.


Quando for às compras, prefira produtos naturais aos industrializados sempre que possível, assim como produtos locais que não causam impacto com o transporte. Da mesa forma, escolha fabricantes que tenham preocupação com meio ambiente e que são adeptos a programas de logística reversa, assim todo o processo de produção e de descarte são também sustentáveis.



A água da chuva armazenada pode ser reaproveitada para regar o jardim


Painéis fotovoltaicos e aproveitamento de águas pluviais


Como ser sustentável na sua empresa


O uso de copos plásticos também pode ser aplicado dentro da sua empresa. Além de não utilizar plástico, o cafezinho fica bem mais gostoso em uma xícara de louça e cada funcionário pode ter liberdade para levar a sua.


A separação de lixo em ambientes corporativos também é importante! Para contar com a ajuda dos colaboradores, campanhas de conscientização e campanhas sobre resíduos internas e externas podem ser promovidas. O mesmo pode ser feito para conscientizar os funcionários sobre economia de água e energia, interna e externa.


Em escritórios e companhias, também é possível utilizar sistemas hidráulicos que economizem água e sistemas energeticamente eficientes. Com eles, além de ajudar a preservar a natureza, seu empreendimento ainda pode conquistar selos de certificação ambiental e agregar valor ao seu produto ou serviço.

#Ecologia #Sustentabilidade #ArquiteturaSustentável #Cidadessustentáveis

Posts Recentes