Arquitetura de pessoas para pessoas

O bem-estar e a saúde de quem ocupa suas edificações são a maior preocupação da Tellus Arquitetura Sustentável

Projetar mais do que ambientes bonitos e contemporâneos – este é e sempre foi o principal objetivo da Tellus Arquitetura Sustentável. Por isso, todos os projetos Tellus buscam conectar as pessoas com a natureza, seja em pequenos empreendimentos ou em cidades completamente biofílicas.


Comprometidos com a sustentabilidade, os projetos levam em consideração toda a energia que vem da Terra, seja do solo, dos ventos ou da água, e também do sol. Hoje, o principal foco dos ambientes projetados pela Tellus é a saúde e o bem-estar dos usuários e dos locais onde as edificações se encontram, a chamada arquitetura saudável.


Formada pelos arquitetos e urbanistas Ormy Hütner Júnior e Adriane Cordoni Savi, e pela engenheira ambiental Aline Medeiros de Araújo, a Tellus Arquitetura Sustentável já traz a preocupação com o planeta Terra no próprio nome.


Conheça mais sobre o escritório de arquitetura sustentável na entrevista abaixo.


Como surgiu a ideia de criar um escritório focado em arquitetura sustentável?


Ormy Júnior: Durante o curso de arquitetura e urbanismo que fizemos na Universidade Federal do Paraná, comecei a me interessar pela área de bioarquitetura e geobiologia, que são escolas da arquitetura que pensam nas construções como seres vivos. Cheguei a trabalhar em outros escritórios e na área pública, coordenando projetos de patrimônio, desenho urbano e paisagismo da prefeitura, mas sabia que minha vocação tinha a ver com sustentabilidade de forma mais palpável. Durante os cursos de pós-graduação que me formei, defendi uma monografia e uma dissertação com foco no impacto das construções na saúde de seus usuários.


Já a Adriane conheceu a arquitetura sustentável logo no primeiro ano que entrou na UFPR, quando organizou a primeira semana acadêmica do curso com esse tema. Apesar disso, a preocupação com o meio ambiente já vinha de casa, seus pais sempre criaram a família ensinando a importância de reciclar, reutilizar e reaproveitar. Ela também trabalhou em outros escritórios e construtoras, mas já havia decidido que dedicaria sua vida profissional para trabalhar com sustentabilidade.


Assim, eu e a Adriane, decidimos montar a Tellus Arquitetura em 2012. Pouco tempo depois, sentimos necessidade de agregar mais um profissional ao escritório para nos ajudar com os projetos devido à grande demanda de projetos, e que ainda tivesse capacidade de gestão. Foi quando, em 2018, chamamos a Aline para participar do nosso projeto de vida.


Com formação em engenharia ambiental, a Aline não estava muito satisfeita com o trabalho burocrático que fazia. Depois de uma pós-graduação em construções sustentáveis e um mestrado em construção civil, ela começou a se dedicar ao serviço sustentável prestando consultorias de eficiência energética e energia solar. Por isso, ela era a peça perfeita que faltava em nossa equipe.



De onde veio o nome Tellus?


Ormy Júnior: A palavra “Tellus” tem alguns significados. Ela vem do latim, e quer dizer “terra”, mas também pode ser traduzida como “Deusa da Terra”, da mitologia romana, ou Terra Mater.


Essa deusa é reconhecida como a Mãe dos Deuses por poetas antigos e representa o solo fértil que dá origem ao alimento de todas as criaturas do mundo. Por isso, também era considerada a esposa do Sol e do Céu, já que ambos devem a ela sua fertilidade. Na antiguidade grega, era confundida com Gaia.


Hoje, na língua portuguesa, a Mãe-Terra dá origem à palavra que designa nosso planeta, e se tornou o nome perfeito para destacar a importância de olharmos para a Terra quando pensamos em arquitetura.



Como vocês mantém a sustentabilidade na prática dos projetos?


Adriane Savi: O primeiro passo para ser sustentável é ter como premissa o respeito pelo ser humano, pelos seus direitos e pelo meio ambiente. Nós atuamos dentro dos princípios éticos da profissão de arquitetura e da sociedade como um todo, pensando sempre em tornar as cidades mais saudáveis e sustentáveis.


A partir disso, nosso escritório realiza projetos arquitetônicos, de paisagismo ecológico e consultorias relacionadas à saúde dos ambientes e eficiência energética. Os projetos desenvolvidos, sejam de caráter residencial ou corporativo, propõem soluções bioclimáticas que visam o menor consumo energético e soluções saudáveis que visam preservar o bem-estar e a saúde dos seus usuários.


Na prática, isso é feito por meio de estratégias para maximizar o conforto dos ambientes, atreladas ao desempenho e eficiência da edificação. Assim, é possível reduzir os impactos nocivos à saúde dos humanos e ao meio ambiente, proporcionando qualidade em todo ciclo de vida do edifício.


Já com relação ao paisagismo ecológico, a Tellus busca garantir um ecossistema em equilíbrio por meio de uma visão sistêmica. O paisagismo é pensado dentro de uma perspectiva multifuncional, que além de criar habitats para fauna e flora, incorpora os benefícios da infraestrutura verde, desenvolvendo uma relação de conexão com a arquitetura. Os telhados verdes e as fachadas vegetais (ou paredes verdes) são ótimos exemplos disso, já que quando integrados ao projeto oferecem benefícios como uma solução bioclimática.



Quais tipos de consultorias o escritório presta?


Aline Araújo: Nossa ideia é, pouco a pouco, desenvolver a cultura da sustentabilidade e da saudabilidade nos edifícios e cidades. E por meio da consultoria, a Tellus auxilia outros arquitetos e urbanistas, engenheiros, construtoras e incorporadoras a projetarem e construírem de forma consciente quanto aos impactos gerados ao meio ambiente e à saúde humana.


Além disso, também realizamos consultorias para adaptar edificações já existentes, adequando as construções para se enquadrarem a exigências de selos e certificações, como o Healthy Building Certificate.



Qual o objetivo dos cursos e palestras que ministram?


Aline Araújo: Com a prática de cursos e eventos voltados à ecologia e sustentabilidade, a Tellus abraça uma proposta de ativismo ecológico, que possibilita formação de outros profissionais dentro dos ideais em que a gente acredita e defende, além da difusão desses conceitos na sociedade.


Por isso, periodicamente, promovemos cursos e palestras com profissionais renomados sobre assuntos que sejam de interesse comum e que realmente ajudem as pessoas, sejam outros profissionais de arquitetura e urbanismo ou até mesmo com outras formações. Nosso objetivo é possibilitar que essas pessoas aprendam sobre soluções sustentáveis e tudo que envolve a saúde e sustentabilidade em arquitetura para aplicarem nos seus próprios projetos, residenciais ou de empresas.


#Tellus #ArquiteturaSustentável #ArquiteturaSaudável #ArquitetosCuritiba #PaisagismoCuritiba #EficiênciaEnergética #Bioconstrução #EquipeTellus

Posts Recentes